Se não visitarmos um bom dentista periodicamente, podemos ter problemas mais sérios em nossa boca. Por exemplo, uma pequena cárie pode chegar a atingir a polpa (“nervo”) do dente, exigindo um tratamento de canal; uma inflamação da gengiva, quando não tratada por anos pode evoluir para uma periodontite, onde já ocorre destruição do osso ao redor do dente.
Para esconder que, no fundo tem um verdadeiro temor da cadeira do dentista, muita gente inventa as mais variadas desculpas. Por que algumas pessoas têm medo de ir a um dentista bom? A um dentista que conserva o máximo possível os dentes naturais e que não faz um tratamento doloroso?
Nesse caso, o medo de ir ao dentista é de origem psicológica, devido à inversão (vê o que o que é bom como algo ruim) e também por achar que se não vê o problema este não existe (se não vê uma cárie ela na existe).
Além disso, é importante vermos o que os dentes nos representam, pois todos os associam a algo bom, como saúde e estética. E quando perguntamos o que a cárie representa, todos associam a algo ruim, como destruição, dor, perda de saúde e de estética. Portanto, ao sabermos que temos uma cárie, isto espelha a destruição que, inconscientemente, fazemos na nossa vida, enfim, temos consciência da nossa fragilidade (psicossocial e individual).
Heloísa Coelho
CRO – SP 27.357
Cirurgiã-Dentista formada pela USP em 1983, é treinada em Psicanálise Integral (Trilogia Analítica), tendo a Formação de terapeuta psico-social.
Conferencista internacional (Brasil, EUA e Europa). Dá palestras sobre Medicina e Odontologia com Orientação Psicossomática.
É co-autora dos livros Como Preservar os Dentes Naturais, Odontologia do 3º Milênio (Trilógica) vol. I e II (supervisão de Cláudia B. S. Pacheco).
Possui mais de 30 anos de experiência clínica internacional. No seu consultório odontológico, trabalha com os conceitos de Norberto R. Keppe nos campos da psicopatologia e sociopatologia (inveja, inversão, megalomania, teomania, projeção, somatização etc), bem como com a técnica keppeana de interiorização, que auxilia muito o tratamento e a prevenção das doenças bucais.
Além dos livros de Keppe, elas aplicam os de Cláudia Pacheco, mormente “A Cura Pela Consciência – Teomania e Stress” e “De Olho Na Saúde”.
Telefone: 11 3814-0130
Whats App: 11 91180-2488